O espaço Shekiná situa-se no bioma da mata Atlântica em um vale que, talvez pela proteção das altas montanhas, encontra-se muito preservado, ecologicamente. É um espaço privilegiado pelo conjunto que compõe a natureza.
Shekiná que quer dizer em hebraico ”tenda da glória de Deus”, manifesta a beleza e a harmonia da criação e aponta para valores verdadeiros, diferentes do mundo das aparências vazias, dos preconceitos e das discriminações do ter que exclui as pessoas e gera toda a forma de violência. Shekiná nos convida à simplicidade, nos questiona sobre o consumismo e agressões à natureza, nos convida a termos relações humanas mais profundas, mais verdadeiras que resultem em partilha, solidariedade e na construção da paz.
Procuramos tornar a Shekiná ambiente de acolhimento e de cuidado e, passarmos para cada visitante, esses valores em forma de hospitalidade, na paz se manifesta pelo gorjeio dos inúmeros pássaros e pelo borbulhar das águas. Recebemos, de modo especial, os muitos professores que passam pela experiência da Shekiná em encontros de eco- espiritualidade ou de educação ambiental, na convicção de que sua experiência será multiplicada na educação e na construção da cidadania responsável, onde valores éticos possam se firmar na construção social.
SHEKINÁ (Tenda da presença de Deus) refere-se ao mistério de Deus na criação. É a comunhão, através do Espírito, que sustenta e dá vida à "grande teia da vida" que envolve toda a criação e, na qual, a vida humana está integrada com a responsabilidade de cuidar.
A meta buscada na Shekiná aponta para: "Um mundo novo é possível, quando se tece comunidades de vida!"
No espaço SHEKINÁ, as experiências de espiritualidade ecológica e de Educação Ambiental se complementam, somando respostas para transformar mentes e corações para a valorização da vida e pela construção da paz, na concretização do paradigma ecológico.